Seguidores

sábado, 1 de maio de 2010

CRONOGRAMA - MÊS DE MAIO

TEXTOS PARA ESTUDO – maio/2010
Jesus na Vida
MINHA ESCOLA
VERSÍCULO DO MÊS MC16.15

 
de 02 a 08
LIÇÃO 1
RESTAURAÇ ÃO( Ne 2.5-10)
Versículo para memorizar: e todo o muro se fechou até sua metade; porque o coração do povo se inclinava a trabalhar. (Ne 4.6b).

 
    Neemias era copeiro do rei da Pérsia, responsável pela vida do rei, antes de servir uma bebida ao rei, o copeiro era o primeiro a experimentar , para ter certeza que não tinha veneno no copo. Este mesmo, perguntou a um de seus amigos sobre Jerusalém, sua cidade natal. E ele lhe deu más notícias. Os muros ao redor da cidade estavam destruídos e o povo estava muito aborrecido. Isso deixou Neemias tão abatido que se sentou, chorou e o rei notou sua tristeza.
    Neemias colocou em seu coração restaurar os muros de Jerusalém, pediu então autorização do rei que já havia notado a importância da missão que Neemias tinha com o seu povo, pois os muros eram belos e fortes e tinham como função proteger a cidade, mas foram destruídos pelos povos inimigos .E assim foi trabalhou e em 52 dias a obra estava pronta. Como Neemias nós devemos orar para que nossa escola seja restaurada, devemos falar de Jesus, para que os corações de nossos amigos também sejam restaurados pelo Amor de Deus, pois a desobediência , o pecado tem destruído os muros de muitos corações, mas se fizermos como Neemias , Deus restaurará esses muros.

 
MORAL DA HISTÓRIA
COMO NEEMIAS NÓS DEVEMOS ORAR PARA QUE NOSSA ESCOLA SEJA RESTAURADA, DEVEMOS FALAR DE JESUS, PARA QUE OS CORAÇÕES DE NOSSOS AMIGOS TAMBÉM SEJAM RESTAURADOS PELO AMOR DE DEUS, POIS A DESOBEDIÊNCIA , O PECADO TEM DESTRUÍDO OS MUROS DE MUITOS CORAÇÕES, MAS SE FIZERMOS COMO NEEMIAS , DEUS RESTAURARÁ ESSES MUROS.

 

 

de 09 a 15
LIÇÃO 2
ALEGRIA (Ed 10)
Versículo para memorizar: ... não vos entristeçais, porque a alegria do Senhor é a vossa força. (Ne 8.10b)
Quando Esdras voltou para Jerusalém encontrou as coisas em pior situação que imaginava, o povo de Israel estava contaminado com o pecado que entrou por várias ações de desobediência a Palavra de Deus. E os príncipes e governantes eram os piores responsáveis. Esdras então levantou-se em consagração, rasgando suas vestes e em oração foi atraindo todo o povo ao seu redor, os quais perceberam e reconheceram seu pecado e miséria. E sem demora Esdras os conduziu em a uma aliança sagrada com Deus e passaram a trabalhar com alegria na reconstrução de Jerusalém, começando pelo Templo, e do Templo começaram primeiro pelo altar. E pela reconstrução, Deus abriu a porta da comunhão com Ele, que Israel havia perdido.

 
MORAL DA HISTÓRIA
ASSIM COMO ESDRAS DEVEMOS MOSTRAR ALEGRIA EM SER DO SENHOR. ESDRAS MOSTROU-SE ALEGRE DIANTE DO POVO, NÓS DEVEMOS NA ESCOLA COMO EM QUALQUER OUTRO LUGAR, NÃO BAIXAR A CABEÇA E NOS CALAR QUANDO ALGUÉM NOS AFRONTAR POR QUE SOMOS DE DEUS. ESDRAS MOSTROU PARA TODOS QUE SERVIA A DEUS, ELE DEU AO POVO A LEI DE DEUS. TAMBÉM PRECISAMOS DAR AOS QUE NOS CERCAM A LEI DE DEUS, QUE É SUA PALAVRA. E EM NENHUM MOMENTO NOS ENVERGONHAR.

 
  

de 16 a 22
LIÇÃO 3
AMOR VERDADEIRO (Et 5.1-8)
Versículo para memorizar: Novo
mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. (Jo 13.34)
    Ester foi escolhida para ser a Nova Rainha da Pérsia, onde morava com seu tio Mardoqueu. E tendo o Rei Assuero escolhido Ester como Rainha também promoveu um homem em seu reino chamado Hamã, este cheio de orgulho, vaidades começou a perseguir os Judeus, inclusive sem saber que a Rainha era judia. O povo Judeu estava condenado a morte por causa dessa perseguição e porque os judeus obedeciam as Leis de Deus. Mardoqueu não quis adorar a outro senão ao Deus de Israel, mandou dizer a Ester tudo o que estava acontecendo, e ela se levantou, se consagrou e procurou ir a presença do Rei. E se Ester não agisse (falasse) o povo morreria.

 
MORAL DA HISTÓRIA
DEVEMOS AMAR AS PESSOAS COM ESSE AMOR, DEVEMOS DESEJAR SALVÁ-LAS DO SEU POVO, COLOCOU SUA VIDA EM RISCO PARA OBTER SALVAÇÃO PECADO, DA DOENÇA, DA PERDIÇÃO. E SE NÃO FALARMOS PARA OS NOSSOS AMIGOS DA RUA, DA ESCOLA ELES ESTARÃO PERDENDO AS BÊNÇÃOS DE DEUS, A SALVAÇÃO, A CURA, A ALEGRIA. NÃO PODEMOS NOS CALAR, DEVEMOS MOSTRAR O AMOR DE DEUS POIS QUANDO FALAMOS AOS NOSSOS AMIGOS E ELES RECEBEM DE BOM GRADO A SALVAÇÃO PASSA A REINAR.

 

    de 23 a 31
LIÇÃO 4
OBEDIÊNCIA (Gn 22.1-11)
Versículo para memorizar: Se atentamente ouvires a voz do Senhor, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que te ordeno, o Senhor, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra. (Dt 28.1)
    Abraão foi um homem que esperou 15 anos para receber a Benção que tanto buscou que era ter um filho. A promessa de Deus para sua vida se cumpriria em Isaque. Deus provou a obediência de Abraão, pedindo seu filho em sacrifício. Para Abraão não foi fácil obedecer a essa ordem de Deus, pois Abraão amava o filho, Isaque.
    E viajaram até o alto da montanha, tendo já se preparado para o Sacrifício, levantou a mão para matar seu único filho, e Deus que sempre olha para o coração o impediu, e ainda lhe concedeu um cordeiro para o sacrifício.
    Uma razão pela qual Deus pediu a Abraão para sacrificar Isaque foi que todo mundo pensaria sobre o que significaria para Ele enviar Jesus para morrer pelos nossos pecados.

 

MORAL DA HISTÓRIA
    ÁS VEZES NÃO É FÁCIL OBEDECER A ORDEM DE DEUS, MAS TODA VEZ QUE ISTO ACONTECE RECEBEMOS A RECOMPENSA. DEUS OLHOU PARA O CORAÇÃO DE ABRAÃO E ENCONTROU A OBEDIENCIA, QUE ERA O QUE ESTAVA PROCURANDO, E PORISSO NÃO FOI PRECISO O SACRIFÍCIO DE ISAQUE. PRECISAMOS OBEDECER NÃO SOMENTE A DEUS, MAS AS AUTORIDADES QUE ELE PÕE EM NOSSAS VIDAS, NOSSOS PAIS, PROFESSORES, PASTORES, MONITORES DA ESCOLINHA, FAZENDO ISSO AS BÊNÇÃOS DE DEUS VÃO ALCANÇAR NOSSA VIDA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário