AULA DA SEMANA- O LIVRO DE MATEUS

 AULA DA SEMANA - MATEUS

17 A 23 DE AGOSTO
MATEUS
OBJETIVO: Que a criança saiba que Deus vê o coração e que não adianta disfarçar porque Ele sabe tudo o que está dentro de nós e que o desejo Dele é entrar em seu coração e lhe dar a salvação.
QUEBRA GELO: Brincadeira GINCANA MUSICAL
Materiais necessários: Folhas de Jornal velho, quantidade necessária de um para cada participante ficando um sem.
Procedimentos: A brincadeira funciona mais ou menos como a dança da cadeira, só que ao invés de cadeira utilizamos folhas de jornal.
Objetivo da Brincadeira: Plano da Salvação
Cada folha de jornal está escrito um tema. Temas esses que devem ser escolhidos previamente pelo professor antes da brincadeira e com o objetivo a ser atingido, nesse, por exemplo, colocamos temas como: Família, Dinheiro, Casa, Carro, e um escrito Salvação só em JESUS.
Essa Brincadeira consiste em que todas as crianças devem andar em círculo conforme a música vai tocando, quando a música parar eles devem correr para cima de algum dos jornais dispostos, nesse momento o professor pergunta o que é mais importante para nós que somos cristãos? Obviamente eles dirão que a Salvação em JESUS. E então o professor torna a perguntar, o que é menos importante e que não podemos ter o coração nele, se não, não alcançaremos a salvação? (Esperar resposta) Conforme for sendo falado, exemplo, dinheiro (não devemos ter o coração no dinheiro), tira-se a folha de jornal com a palavra DINHEIRO e continua a brincadeira, até obrar somente a folha em que está escrito "SALVAÇÃO SÓ EM JESUS" e todos devem ficar sobre a folha de alguma forma. Deixe que eles arrumem uma estratégia para ficar sobre a folha de jornal.
VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: “Ele, porém respondendo disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a Palavra que sai da boca de Deus”.MT 4:4
REFERÊNCIA BÍBLICA: Mateus 5:1 a 12
HORA DO ENSINO: Mateus também conhecido como Levi foi um cobrador de impostos chamado por Jesus para ser um de seus discípulos. Ele escreveu este livro bem no início da igreja. Nessa época, a maioria dos cristãos eram judeus convertidos. Por isso, tentou provar aos judeus que Jesus Cristo era o Messias prometido, citando inclusive, o Antigo Testamento para mostrar como Jesus cumpriu as palavras dos profetas judeus. Jesus conhecia o coração de Mateus, você acredita que Ele conhece o nosso também? Sim, Ele conhece a fundo o nosso coração e as intenções dele (Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e as intenções do coração. HB 4:12). Deus em sua infinita misericórdia quer que tenhamos boas atitudes, que nosso coração seja repleto de coisas boas, que possamos amá-lo acima de tudo, e Ele nos oferece a vida eterna para vivermos com ele em paz e felicidade real, só que vencer receberá a coroa da Salvação, a vida eterna. Não deixe que as coisas desse mundo, o amor ao dinheiro, o ódio, a mágoa e a outras coisas te afaste de Deus. Receba a Salvação do Senhor em seu coração.
APLICAÇÃO: Faça em uma cartolina ou papel criativo dois corações bem grandes, um deles deve ser bem bonito e decorado de forma que chame a atenção da criança para querer ter um desse, use a criatividade, lantejoulas, guitter e o que mais desejar, o outro deve ser horrível, sujo, meio rasgado, que ao a criança olhar não queira ele. Disponha também um coração branco pequeno para cada criança. Pergunte a elas qual dos dois corações elas desejariam, obviamente optaram pelo bonito. Pergunte a elas qual é o que dá mais trabalho para se fazer, a resposta será a mesma o mais bonito. Explique a ela que para ter um coração bonito tem que haver certa dedicação para consegui-lo, já o feio não dá trabalho nenhum. Mostre a elas os materiais que usou para confeccionar o coração bonito e convide-as a fazer o mesmo com os corações delas (brancos). Faça-as perceber que o nosso coração é uma casa para Deus e que se essa casa estiver suja, feia, fedida, desarrumada, ninguém quer mora lá, a não ser o inimigo, pois em casas desse tipo só mora o que é ruim. Como o coração da gente pode ser bonito para Deus morar? Fazendo oração, jejuando, lendo a bíblia, obedecendo ao papai e a mamãe, etc. O coração feio só serve de morada para o inimigo, e o que é que atrai a presença dele para o nosso coração. Deixe que as crianças respondam (ódio, raiva, inveja, maus pensamentos, etc.). Ouça com ele o louvor (Pequeno coração - Diante do Trono) enquanto confeccionam os seus corações como quiserem. Ao terminar faça uma oração com eles apresentando os corações a Deus e pedindo que Ele sempre faça morada em suas vidas.
USANDO A CRIATIVIDADE: Faça com as crianças essa dobradura de coração, depois poderá colar num painel com o Titulo: “Deus vê o meu coração”, no corações as crianças poderão escrever seus nomes.