REFORMA PROTESTANTE - aprendendo um pouco mais

 


📖 505 anos da Reforma Protestante 💪🏼

A Reforma Protestante 📖foi um movimento religioso que aconteceu na Europa🌎, em 31/10/1517📆. O movimento teve como principal líder💪🏼 Martinho Lutero, um monge alemão👳🏼‍♂️, que por meio de 95 teses fez várias críticas📣 às práticas da Igreja Católica⛪, tomando por base a ideia de que o justo🙇🏽‍♀️ viverá pela fé🙏🏽🙌🏼:

Sola fide🙏🏻 (somente a fé)

• Sola scriptura 📖(somente a Escritura)

• Solus Christus✝️ (somente Cristo)

• Sola gratia🔥 (somente a graça)

• Soli Deo gloria🙇🏼‍♀️🙌🏼 (glória somente a Deus)

O movimento que Lutero 👳🏼‍♂️iniciou não visava à separação da Igreja⚠️, mas sua moralização❤‍🔥.

Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele. Hebreus 10.38



📌 Pilares da Reforma Protestante: Cinco Solas💪🏼

1. Soli Deo Gloria (Glória Somente a Deus) 🙌🏼 Este é o princípio pelo qual toda glória é dada a Deus no processo de salvação. “A ele seja a glória eternamente! Amém”. (Rm 11.36);
2. Sola Fide (Somente a Fé)🙏🏻 – A salvação é um presente 🎁que Deus nos dá. “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus”. (Efésios 2.8);
3. Sola Gratia (Somente a Graça)🙇🏻‍♀️🙇🏽‍♂️ - Nenhuma obra, por mais justa e santa que possa parecer🫱🏽‍🫲🏿, poderá dar ao homem livre acesso a salvação e ao reino dos céus🕊️. Isso somente ocorrerá pela graça de Deus.🔥 "Não vem de obras, para que ninguém se glorie". (Efésios 2.9);
4. Solus Christus (Somente Cristo)✝️ - O homem nada poderá fazer para sua salvação, pois Jesus Cristo❤‍🔥 realizou a obra da redenção ao ser sacrificado na cruz do calvário✝️, vertendo o seu sangue como sacrifício🤍 por nossos pecados🖤. "E não há salvação em nenhum outro: porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dentre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos". (Atos 4.12);
5. Sola Scriptura (Somente as Escrituras)📖 - As Escrituras Sagradas são a única regra de fé🙏🏻 e de prática💪🏼. "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra".  (2 Timóteo 3.16-17).

O propósito de Deus🔥 não é simplesmente aprimorar nossas competências💪🏼🧠🗣️, mas desenvolver nossa consciência 🤔por meio da transformação de entendimento. 

"E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus". Romanos 12.2



📍Reflexos da Reforma Protestante 📖✝️

A Reforma Protestante não foi um marco 📍apenas religioso📖, impactou também os âmbitos social🫂, político🫱🏽‍🫲🏿 e cultural🧠, algumas conquistas são bastante relevantes. Impactaram permanecendo a impactar até hoje, a igreja do século XXI:

*#1 A salvação pela fé, e outras verdades bíblicas🙏🏻

Isso mudou não apenas as tradições da Igreja⛪ da época simplesmente, mas representou de forma literal que a salvação🤍 é um dom de Deus🔥 por meio de Jesus✝️, e que esse não pode ser comprado ou merecido por nenhum ser humano.

#2 Uma nova forma de viver Igreja

Com os ideais⚠️ protestantes, toda a população começou a ter acesso às verdades da Bíblia📖 e à liberdade que o cristianismo tem a oferecer: uma nova forma de viver a obra de Cristo.✝️

#3 Tradução da Bíblia e acesso para todos

Lutero e outros reformadores defendiam as Escrituras Sagradas📖 como única regra de fé 🙏🏻e prática🫱🏽‍🫲🏿 para todos os cristãos, cuja leitura fosse direito de todos. Mas havia um problema:❗ todas as bíblias estavam disponíveis apenas em latim❓. Por isso, os reformadores fizeram o esforço de traduzir a Palavra📖 para outras linguagens.🔊

#4 Liberdade cristã

A partir da liberdade que Jesus ✝️conquistou na cruz e que a Reforma propagou à Igreja,⛪ todo cristão agora vê-se livre do jugo ⛓️e da condenação🖤, compreendendo que as boas obras💪🏼 não são causas da salvação🤍, mas sim consequências.🙌🏼🙏🏻

“E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” João 8.32


⚠️ Necessidade de Reforma Espiritual 📖✝️

Ao olhar para a igreja nos dias atuais⛪ (que somos nós)🙋🏽‍♀️🙋🏻‍♂️, podemos bem concluir que a reforma⚙️ iniciada no século XVI continua sendo necessária ⚠️na busca de sermos verdadeiramente o Corpo de Cristo✝️.

A reforma espiritual❤‍🔥 só começa quando o povo de Deus🔥:
# Volta a viver pela fé🙇🏻‍♀️ e não pelas obras humanas💪🏼. 
# Aprende a perdoar🫱🏻‍🫲🏽 baseado na Graça de Deus🙏🏻.
# Não divide a glória🙌🏼 que é somente de Deus 🔥com nenhum tipo de idolatria💅🏽🤳🏾💃🏻🥇💎.
# Reconhece Jesus✝️ diariamente como Senhor da Igreja ⛪e de nossas vidas🙇🏽‍♂️🙇🏻‍♀️.
# Se volta mais para a Bíblia📖 com seriedade 🫵🏼para meditar 🙇🏼‍♀️e conhecer🙌🏼 a Palavra de Deus📖 que é a única fonte de fé🙏🏻 e alimento da igreja🔥.

Porque a Graça de Deus: "Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente." Tito 2:12